[Doutorado] – A construção de identidades online por meio do Role Playing Game: relações com o ensino e aprendizagem de matemática em um curso à distância

CAPA:

ROSA Maurício - A construção de identidades online por meio do Role Playing Game relações com o ensino e aprendizagem de matemática em um curso à distância.jpg

Título: 

A construção de identidades online por meio do Role Playing Game: relações com o ensino e aprendizagem de matemática em um curso à distância

Autor: 

Mauricio Rosa

Categoria: 

Teses e Dissertações

Idioma: 

Português

Instituição:

[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES

UNESP/RC/EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Área Conhecimento: 

EDUCAÇÃO

Nível: 

Doutorado

Ano da Tese: 

2008

 

Resumo: 

Essa pesquisa apresenta como a construção de identidades online em um curso à distância, que tomou o RPG Online como ambiente educacional, se mostra ao ensino e aprendizagem do conceito de integral definida. Evidencia, então, contribuições para a modalidade de Educação a Distância no que se refere às possíveis relações entre a construção dessas identidades online e o ensino e aprendizagem de matemática, efetuados no ciberespaço em um curso de extensão. Dessa forma, o processo de construção de identidades online é entendido pela construção da ficha da personagem do jogo RPG e pela vivência dessas no decorrer do curso. Esse jogo, o RPG (Role Playing Game ? jogo de interpretação de personagens, as quais possuem identidades próprias) Online, é jogado por meio de chat cujo suporte está na Internet e serviu como procedimento de coleta de dados, por meio da plataforma TelEduc, e como ambiente educacional desse curso de extensão a distância que trabalhou o conceito em questão. A construção de conceitos, por sua vez, é entendida nessa pesquisa a partir da concepção de Deleuze e Guattari (2005) que evidencia as inter-relações entre planos de imanência e personagens conceituais para que isso aconteça. Essas inter-relações são percebidas na contextualização do jogo e na própria construção de identidades online pelos jogadores (alunos de licenciatura em matemática de diferentes universidades do Brasil). Assim, esse estudo, desenvolvido segundo a pesquisa qualitativa, revela que a construção de identidades online se mostra em transformação, em imersão e em agency (ação com vontade e senso de realização) ao ensino e aprendizagem de integral definida, de forma a conceber o ?ser-com?, o ?pensar-com? e o ?saber-fazer-com? como aspectos evidenciados nessas facetas. Isso implica na ampliação da concepção do conceito matemático e da construção desse conceito em ambientes online. Para chegar a esses resultados, a pesquisa ancora-se teoricamente no Construcionismo, no constructo Seres-humanos-com-mídias e na filosofia da educação desvelando essas facetas e esclarecendo as relações encontradas ao leitor.

Clique aqui para fazer o download.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *