[Doutorado] – Navegando na rede de interações de um RPG online: um estudo de caso do Game Erinia

CAPA:

SEPÉ Cláudia Presser - Navegando na rede de interações de um RPG online um estudo de caso do game erinia

Título: 

Navegando na rede de interações de um RPG online: um estudo de caso do Game Erinia

Autor: 

Cláudia Presser Sepé

Categoria: 

Teses e Dissertações

Idioma: 

Português

Instituição:

[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES

UNISINOS/CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

Área Conhecimento: 

COMUNICAÇÃO

Nível:

Doutorado

Ano da Tese: 

2008

Resumo: 

O presente trabalho teve por objetivo descrever a rede de interações promovida por um MMORPG (Massively Multiplayer Online Role Playing Game) brasileiro; denominado Erinia; e elicitar os motivos de adesão dos jogadores a esse produto midiático. O que levou à escolha do jogo em pauta foi, primeiramente, uma entrevista com jogadores de games online, que revelaram ser o RPG (Role Playing Game) um dos preferidos, dada sua característica central de permitir uma intensa participação dos sujeitos, tanto na costumização de personagens, quanto na interação entre eles, via, principalmente, canais de interlocução; em segunda, a análise-piloto de um RPG denominado Neverwinter Nights, e finalmente as características da Erinia: o fato de ser produto cem por cento nacional, criado por brasileiros e com personagens extraídos de nosso folclore.

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