CAPA:
Título:
A linguagem de Role Playing Games Digitais e o ensino de inglês
Autor:
Marcia Regina Boscariol Bertolino Barbosa
Categoria:
Teses e Dissertações
Idioma:
Português
Instituição:
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
PUCSPLINGÜÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM
Área Conhecimento:
LINGÜÍSTICA
Nível:
Mestrado
Ano da Tese:
2008
Resumo:
O trabalho aqui desenvolvido é interdisciplinar e teve como objetivo a análise dos verbos mais freqüentes no corpus de estudo; seus colocados e os padrões lexicais que aparecem nos textos de videogames; especificamente os Role Playing Games Digitais (RPGs). Propomos; com base nos resultado; um material didático para o ensino de inglês utilizando os padrões encontrados no corpus de estudo. Embora haja uma série de pesquisas sobre caracterização de linguagem; e jogos e educação; não se conhece até o momento nenhuma que trate exatamente da descrição da linguagem dos RPGs Digitais sob a ótica da lingüística de Corpus e a alie ao ensino de Inglês. A presente pesquisa pretende colaborar para preencher essa lacuna. O arcabouço teórico da pesquisa se baseia em Lingüística de Corpus. Como suporte pedagógico utilizamos Task Based Learning. Dois corpora foram empregados na pesquisa o corpus de estudo; que é composto por textos de RPGs Digitais; totaliza mais de 600 palavras; e o de referência; o Contemporary Corpus of American English (COCA); com mais de 360 milhões de palavras; foi usado como auxiliar na elaboração do material didático. Foram propostas as seguintes questões de pesquisa (1) Quais são os verbos mais freqüentes no corpus de estudo (2) Quais padrões léxico-gramaticais são típicos no gênero RPG Digitais (3) De que forma é possível aplicar os padrões encontrados nos textos na elaboração das atividades baseadas em tarefas Os resultados mostraram diversos padrões léxicogramaticais que caracterizam os jogos e que podem ser úteis no aprendizado de inglês como língua estrangeira; na escola pública; em vários níveis