CAPA:
Título:
O uso do roleplaying game do computador (CRPG) no ensino à distância via Internet: um estudo de caso
Autor:
Fernanda Félix da Silva
Categoria:
Teses e Dissertações
Idioma:
Português
Instituição:
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
UFRJ/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento:
EDUCAÇÃO
Nível:
Mestrado
Ano da Tese:
2006
Resumo:
O presente trabalho consiste em um estudo de caso qualitativo; de caráter descritivo; cujo objetivo foi o de identificar as estratégias de uso dos elementos do roleplaying game de computador (CRPG) como recurso pedagógico na elaboração de uma disciplina à distância via Internet. Para tanto; tomou-se como base a teoria sócio-interacionista de Lev Vygotsky ? acerca da mediação pedagógica e da zona de desenvolvimento proximal (ZDP); assim como o conceito de cibercultura de Pierre Levy referente ás novas tecnologias de comunicação e informação. Foram utilizados para a coleta de dados os seguintes instrumentos: análise documental; entrevista semi-estruturada e observação assistemática e não-participante. A disciplina tomada como base foi a de Geografia na Educação I; a qual integra a grade do curso de Licenciatura em Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental; oferecida pelo Consórcio Cederj e de responsabilidade da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Para a análise e interpretação dos resultados utilizou-se a análise do discurso de acordo com Laurence Bardin. Concluiu-se que os elementos do CRPG utilizados no projeto didático (Construção da Personagem; Desafio; Narrativa e Exploração) foram utilizados de maneira integrada aos recursos de interação; considerando a abordagem sócio-interacionista de Vygotsky. As principais dificuldades foram quanto: à complexidade do projeto; ao aceite da instituição e ao receio de restrição ao conteúdo do curso. Suas principais contribuições foram a autonomia e a motivação proporcionadas ao aluno.