[Mestrado] – Roleplaying games: o imaginário e a sociabilidade de jovens contadores de outras estórias

MESQUITA Paula Fabricia Brandão Aguiar - Roleplaying games o imaginário e a sociabilidade de jovens contadores de outras estórias

Autor:

Paula Fabricia Brandão Aguiar Mesquita

Teses e Dissertações

[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES

UFC/SOCIOLOGIA

Área Conhecimento:

SOCIOLOGIA

Nível:

Mestrado

Ano da Tese:

Esta dissertação tem como objetivo revelar uma cultura juvenil muito específica; a rpgística; buscando acompanhar as trajetórias e práticas de um grupo de jogadores de Roleplaying Games ? RPG; norteada por valores; signos e linguagens que os constitui. Procurei me deter em dois aspectos centrais: o primeiro corresponde a como são elaboradas as redes de sociabilidade dos jovens rpgistas. O segundo; vincula-se à análise do imaginário dos jogadores; e a influência que os mitos e os heróis ocupam neste cenário. Para tanto; tornou-se primordial a criação de uma metodologia muito própria; feita artesanalmente; durante os quase dois anos de inserção no campo. Compreendi que o RPG é um fenômeno eminentemente urbano; que agrega jovens que somam à antiga prática de contar estórias; tão difundida em toda a região Nordeste; elementos das literaturas antigas e de culturas milenares; mixadas a história em quadrinhos; mangás e filmes em geral; redefinindo assim; de maneira autoral; uma narrativa própria.