Categories:

Olá! Seja bem vindo ao Museu do RPG!

Neste post, fizemos um resumo sobre o que é RPG, associando o RPG com o Teatro para obter uma explicação rápida e didática do conceito. Para se aprofundar no tema, clique aqui.

Descubra o que é o RPG!!!

O que é RPG?

RPG é uma atividade de entretenimento, onde o produto final é a criação de uma história oral colaborativa. Essa atividade é associada ao conceito de Teatro de Improviso.

No Teatro de Improviso, os atores interpretam personagens em cenas que não foram previamente escritas em um roteiro comum. Não há textos ou falas a serem decorados. Geralmente, é dado um ou mais temas e os atores possuem total liberdade para improvisar suas ações no decorrer da história, de acordo com as características de seu personagem.

No RPG, de igual forma, os participantes interpretam personagens em cenas que não foram previamente escritas em um roteiro comum. Não há textos ou falas a serem decorados. Geralmente, existe a figura de um Narrador, que fornece um tema e conduz uma história onde os participantes possuem total liberdade para improvisar suas ações no decorrer da história, de acordo com as características de seu personagem.

O que significa a sigla “RPG”?

RPG é a sigla de “Role-Playing Game“, em inglês (também grafado como “Roleplaying Game” ou ainda “Role Playing Game”).

“Role-Playing Game” significa “Jogo de Interpretar Papéis”, em uma tradução livre.

No Brasil, também é conhecido como “Jogo Interpretativo”, “Jogo Narrativo”, “Jogo de Representação”, entre outros.

A sigla também se refere a outros conteúdos e causa confusão. São exemplos a “Reeducação Postural Global” (um método de fisioterapia), a “Report Program Generator” (uma linguagem de programação da IBM) e a “Rocket-propelled Grenade” (um modelo de arma de fogo).

O que acontece numa partida de RPG?

Via de regra, numa partida de RPG os participantes começam criando um personagem. Os Jogadores preenchem uma ficha de acordo com um sistema de regras em um cenário preestabelecido em um livro, escolhido pelo Narrador ou Mestre.

Após a criação dos personagens, o Narrador oferece aos Jogadores uma introdução à história. Essa introdução é feita oralmente. O Narrador conta aos Jogadores onde os personagens deles estão, descreve o local dando elementos para os Jogadores se ambientarem seus personagens através da imaginação. A introdução e geralmente é seguida pela pergunta “O que seus personagens fazem diante disso?”

A partir da introdução, os Jogadores começam a improvisar as ações de seus personagens dentro da cena, oralmente. Cada um descreve o que seu personagem irá fazer. Neste momento, cada Jogador pode interpretar seu personagem livremente, criando suas falas e interpretando seus gestos.

Na sequência, o Narrador “arremata” as ações dos personagens, contando-lhes os resultados de suas ações e como a cena se desenrolou. Esse processo se repete, ora os Jogadores interpretando seus personagens, ora o Narrador descrevendo os acontecimentos e dando sequência à condução da história.

Desta forma, o jogo de RPG se desenvolve, formando uma história colaborativa.

Quer saber mais?

E tem muito mais sobre RPG para conhecer!! Saiba para que servem os dados de RPG, conheça os sistemas mais usados para RPG e descubra quando o RPG foi criado!

Para saber mais sobre RPG, leia outros posts do nosso blog! Clique aqui!

No responses yet