[Mestrado] – O RPG digital na mediação da aprendizagem da escrita

CAPA:
CABALERO Sueli da Silva Xavier - O rpg digital na mediação da aprendizagem da escrita
Título:
O RPG digital na mediação da aprendizagem da escrita

Autor:
Sueli da Silva Xavier Cabalero

Categoria:
Teses e Dissertações

Idioma:
Português

Instituição:
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
UNEB/EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE

Área Conhecimento:
EDUCAÇÃO

Nível:
Mestrado

Ano da Tese:
2007

Resumo:
Este estudo analisa as potencialidades dos jogos de RPG (Role Playing Game) digital com interface fórum de comunicação; na mediação da aprendizagem na escola; sobretudo no que se refere à formação de produtores de escrita. Tal discussão ancorou-se na abordagem sócio-construtivista da educação. O jogo RPG é visto como uma comunidade de aprendizagem; onde os sujeitos interagem entre si e constroem o conhecimento por meio da colaboração. A perspectiva metodológica adotada é quali-quantitativa; de modelo praxiológico gramsciano e participante. O jogo RPG digital foi aplicado com um grupo de seis estudantes do ensino fundamental; numa escola da rede pública de ensino; da cidade do Salvador. Nesta mediação características como ?leitor vigilante?; ?escritor vigilante?; ?autoria colaborativa? foram evidenciadas. O jogo RPG digital by Fórum mostrou-se um instrumento mediador de aprendizagem altamente interativo; com potencial para formação de comunidade de leitores e escritores; e impulsionador de ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal). Conclui-se que o referido jogo constitui uma ferramenta pedagógica que pode ser utilizada para trabalhar as diversas áreas do conhecimento; assim como nos diferentes níveis de escolaridade. Revelou-se; ainda; um espaço onde os sujeitos expressaram as suas idéias espontaneamente; ao invés de copiarem modelos previamente estabelecidos.

Clique aqui para fazer o Download.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *