[Mestrado] – Jovens leitores d’O Senhor dos Anéis: produções culturais, saberes e sociabilidades

CARVALHO Larissa Camacho - Jovens leitores d'O Senhor dos Anéis produções culturais, saberes e sociabilidades

Autor:

Larissa Camacho Carvalho

Teses e Dissertações

[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES

UFRGS/EDUCAÇÃO

Área Conhecimento:

Nível:

Mestrado

Ano:

Esta dissertação apresenta um estudo das práticas de leituras de jovens inscritos em comunidades de leitores do livro O Senhor dos Anéis; do autor inglês John Ronald Reuel Tolkien. Busca compreender os significados assumidos por estas práticas; compreendidas como experiências inscritas numa rede de práticas culturais e sociais que lhes dão sentido. Leituras intensivas; extensivas; solitárias; socializadas; construção de sites; escritas de textos; publicação de livros; divulgação das escritas pela internet; jogos de RPG; e uma série de outras práticas fazem parte das vivências culturais; de lazer e sociabilidades; de jovens leitores d?O Senhor dos Anéis. Inscritos nas culturas juvenis de seu tempo; esses jovens participam de redes grupais onde afirmam suas identidades; condição essa que se refere a uma escolha e a modos de vida; muito mais que a uma condição biológica. Para a realização da pesquisa foram entrevistados quinze jovens de idades entre dezenove e vinte e nove anos; participantes de comunidades de leitores d?O Senhor dos Anéis; buscando compreender suas trajetórias e práticas de leitura; investigar o modo como conheceram as obras de Tolkien e o que os levou até elas; perscrutar as produções culturais que advém dessas práticas e as sociabilidades produzidas. As entrevistas individuais constituíram o corpus empírico da investigação; acrescido de pesquisas na internet; diário de campo; documentos virtuais e iconográficos da órbita dessas comunidades. O estudo apóia-se nos referenciais teóricos apresentados por Roger Chartier; especialmente para as questões relativas às práticas de leitura e escrita de comunidades de leitores. Relativamente às juventudes e às culturas juvenis; autores como Alberto Melucci José Machado Pais e Paulo César Rodrigues Carrano foram fundamentais. No entrecruzamento dos autores citados; com as reflexões pessoais e com todo material recolhido; foi possível perceber as construções realizadas pelos jovens leitores d?O Senhor dos Anéis. Construções de saberes; de práticas culturais para além da simples leitura e/ou escrita. Nos tempos de lazer; em que os jovens compartilham suas experiências de ou a partir das leituras; eles produzem culturas juvenis. Constroem sites para melhor socializar suas práticas e divulgar seus gostos literários e suas próprias produções. Escrevem livros baseados nas suas leituras e palestram sobre eles levando-os a outros leitores que compartilham dos mesmos gostos; dos mesmos códigos e das mesmas estratégias de interpretação do livro que os une em redes grupais e em comunidades de leitores.