[Mestrado] – Sagas de rpgistas: um estudo junguiano acerca do encontro com o herói via Role Playing Games

CAPA:

GUIMARÃES - Saga de prgistas um estudo junghuano acerca do encontro com o herói via role playing games

Título: 

Sagas de rpgistas: um estudo junguiano acerca do encontro com o herói via Role Playing Games

Autor: 

Paula Pinheiro Varela Guimarães

Categoria: 

Teses e Dissertações

Idioma: 

Português

Instituição:

[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES

PUC/SP/PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)

Área Conhecimento: 

PSICOLOGIA

Nível:

Mestrado

Ano da Tese:

2010

Resumo:

Essa pesquisa teve como objetivo principal buscar uma compreensão acerca do sentido da vivência dos jogos de R.P.G. à luz da Teoria Junguiana e como objetivos secundários, relacionar as etapas da jornada do herói de Joseph Campbell e os relatos dos sujeitos de pesquisa a respeito da vivência dos jogos de R.P.G. e buscar compreender o que o exercício da figura do herói e a vivência da jornada heróica, nos jogos de R.P.G., trazem como desdobramentos para os sujeitos de pesquisa em suas vidas reais. Utilizou-se o referencial teórico da Psicologia Analítica por contemplar os objetivos da presente pesquisa através de seus conceitos e pela possibilidade de análise simbólica do fenômeno estudado. Foram realizadas vinte entrevistas semi-dirigidas, através das quais foi possível perceber que o objetivo principal da pesquisa estava relacionado à construção e exercício de um personagem heróico, sendo, inclusive, identificados conteúdos referentes às etapas da jornada heróica elaborada por Joseph Campbell, o que deu origem aos objetivos secundários dessa pesquisa. As entrevistas, também, permitiram levantar categorias de análise, posteriormente, submetidas a uma análise quali-quantitativa. Essas foram: chamado à aventura, rumar ao desconhecido, apreensão de novos conteúdos, proezas físicas e/ou espirituais, reclamo pela singularidade, sacrifício, alteridade, recusa do retorno e retorno. Tais categorias foram correlacionadas com os seguintes dados: idade, sexo, religião, área de formação profissional, tempo de jogo e jogo preferido. Apenas foi encontrada correlação entre etapa da jornada heróica atingida e jogo preferido. Concluiu-se que cada tipo de jogo favorece a experiência, integração e superação de certa etapa da jornada heróica, pois a tem como foco. Ao escolherem a vivência de um personagem heróico e, então, determinado tipo jogo, os sujeitos respondem a uma necessidade pessoal de desenvolvimento, pois optam por um personagem representativo da ampliação de consciência e fortalecimento egóico, e um jogo que permite trabalhar a etapa da jornada heróica na qual se encontram, de modo a poderem evoluir em seus processos de individuação. Desse modo, a escolha e vivência de jogos de R.P.G. viabilizam o progressivo caminhar rumo a si mesmo.

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