[Mestrado] – Um estudo do perfil textual de role playing games “pedagógicos”

CAPA:

MARTINS Cristina de Matos - Um estudo do perfil textual de role playing games pedagógicos

Título: 

Um estudo do perfil textual de role playing games “pedagógicos”

Autor: 

Cristina de Matos Martins

Categoria: 

Teses e Dissertações

Idioma: 

Português

Instituição:

[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES

USP/FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA

Área Conhecimento: 

LETRAS

Nível: 

Mestrado

Ano da Tese: 

2007

 

Resumo:

Este trabalho estuda as características textuais dos chamados role playing games ‘pedagógicos’; com uma dupla finalidade: explicitar alguns dos aspectos que distinguem o jogo de aventura enquanto um tipo de texto; e refletir sobre sua utilização como instrumento pedagógico. O corpus é constituído por dois jogos de aventura com finalidade pedagógica; veiculados em dois suportes: um encarte e um livro. O encarte-jogo integra a Revista do Ensino Médio do MEC (2004) e traz um jogo de aventura bastante simplificado; A travessia do Liso do Suçuarão; baseado no romance Grande Sertão: veredas; de Guimarães Rosa. O livro-jogo traz uma aventura mais complexa que versa sobre o roubo de uma tela de Portinari; O resgate de “Retirantes”; e faz parte da série Mini-Gurps; desenvolvida para jogadores iniciantes; publicada pela Editora Devir (SP). O quadro teórico que orienta a pesquisa está centrado; principalmente; em aportes da teoria ergódica da literatura; proposta por Aarseth (1997) e; quando necessário e pertinente; foram consideradas também as contribuições de outros teóricos do texto e do discurso; particularmente; os trabalhos de Koch (2002; 2003; 2005) e Maingueneau (1996; 1997; 2001; 2002; 2004). Os jogos de aventura selecionados foram analisados em duas etapas: uma de leitura e outra de observação de uma partida sobre um desses jogos. Na etapa de leitura; o analista coloca-se como operador do texto do jogo com o objetivo de aprendê-lo; explicitando as características hipertextuais desse tipo de texto e as habilidades de leitura que ele requer. Na etapa de observação de uma partida do livro-jogo O resgate de “Retirantes”; o analista desvela; a partir da ação do Mestre e de sua interação com o grupo de jogadores; a atualização de uma versão possível dessa aventura: proximidade ou distanciamento em relação à aventura proposta no livro-jogo. A explicitação de algumas das características ergódicas desses dois jogos de aventura levam a rediscutir o componente pedagógico que se vem associando a eles. A finalidade pedagógica dos jogos não está centrada no conteúdo informacional que o texto de ficção ajudaria a transmitir; mas sim nas habilidades de leitura e de representação dos jogos.

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